Dia Dos Pais
No Dias dos Pais, é comum observar as lojas lotadas, homenagens diversas, comemoração em família, a correria atrás dos presentes. Mas a grande maioria dos filhos dá, sem saber, um presente muito mais valioso para os pais: saúde.
Muitas pesquisas vem comprovando que, em geral, os homens não cuidam muito bem de sua saúde. Comparados com as mulheres, os homens não se alimentam corretamente, não fazem exercícios, fumam mais e vão menos ao médico. Isso é o que mostram os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) e a pesquisa Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A consequência dessas atitudes do sexo masculino é que eles têm mais problemas de saúde e vivem menos.
Alguns estudos vem demonstrando que os filhos podem ter um papel crucial na saúde paterna. Ter um filho traz mudanças na vida de todos a sua volta, e por causa deles, é comum os pais repensarem no futuro, desde o planejamento financeiro até as questões da sua própria saúde. “O simples fato de seu filho nascer já te faz pensar melhor sobre como você pode se comportar para estar lá até que ele aprenda a caminhar com suas próprias pernas”, comenta Luciano Paladini, médico analista da Evidências – Kantar Health. “Além disso, como hoje as informações estão a um clique – mesmo da garotada mais nova – nossos filhos frequentemente estão a par de hábitos saudáveis e dos hábitos insalubres, seja dirigir falando ao celular, seja fumar, seja uma dieta com muita gordura e por aí vai… E eles podem ser bem pentelhos nesse sentido”.
Dar o bom exemplo pode não só ajudar a desenvolver no filho gosto por hábitos mais saudáveis como também receber carinho de volta ao ser lembrado ao realizar exames regulares, cuidar da saúde ou praticar exercícios. “Isso é demonstrado cientificamente, por exemplo, com relação ao tabagismo: pais que fumam têm mais chance de ter um filho fumante na adolescência ou na fase adulta jovem. Para mim, isso vale para todos os hábitos: cigarro, dieta, atividade física… A questão é que as afinidades dos pais não necessariamente são as mesmas dos filhos, e temos que ter cuidado para não ‘errar na mão’ e forçá-los a seguir um padrão que pode, depois de algum tempo, fazê-los ter repulsa”, afirma Paladini.
Campanhas
O Ministério da Saúde criou em 2009 a Politica Nacional da Saúde do Homem, com o objetivo de destacar o número de mortes do sexo masculino relacionado a maus hábitos. Além disso, alguns estados promovem o Agosto Azul, em que utilizam o dia dos pais para realizar ações de cuidados e informações sobre a saúde. Segundo o Ministério, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada.
Ser pai não é só ensinar, e sim aprender com quem mais quer tê-lo por perto, seus filhos. “Dar o exemplo é o ponto chave, no final das contas, estes hábitos saudáveis te levam a ter mais disposição para tarefas mais exigentes (até mentalmente). Seu filho pode não entender muito isso no início, mas certamente vai agradecer quando chegar aos 40 anos”, ressalta Paladini.